Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Apenas Uma Palavra

“...Dize somente uma palavra e o meu criado há de ser curado”. (Mateus 8:8b)

         Nesta passagem da Palavra de Deus, (8:5-13), conhecemos a história de um centurião que estava preocupado com a saúde de seu criado, que se encontrava paralítico, (V. 6), e pede a cura de seu criado a Jesus.
         A pergunta que fazemos é a seguinte:

         Quem era esse homem?
         Não é relatado o seu nome, nem a que família pertence, mas vemos que sua história teve um significado grande pra estar na Palavra de Deus.
         O que sabemos é que ele era um Centurião Romano, (V. 9), e um centurião era o líder de uma centúria, ou seja, um grupo de cem soldados, e essa era considerada uma posição elevada e de grande responsabilidade, e além disso, ainda era romano, que era o povo que dominava na época de Cristo, e sendo assim, sabemos que ele não se curvaria a um Judeu, pois tinham posição de superioridade para com os outros que não eram romanos.
         O que podemos pensar também é que esse criado tinha muita importância para o centurião e que talvez o tenha levado aos médicos e esses não puderam resolver o seu problema e como centurião romano deve ter ouvido sobre os milagres que Jesus operava.
E quando se encontra com Jesus, conta sua história. E só essa atitude do Centurião já deve servir de exemplo para nós. Quem somos nós para mandar, determinar, exigir, dizer o que Jesus deve fazer. Devemos saber quem é o Senhor e quem é o Servo. (V.8).
         E Jesus ouvindo o centurião diz que vai ao encontro do criado para lhe restabelecer a saúde. (V. 7).
         Porém o centurião, por causa da sua posição e talvez por causa de muitas coisas ruins que havia feito ele não se achava digno da entrada de Jesus em sua casa, mas pede que Jesus dê APENAS UMA PALAVRA para que haja cura de seu criado. (V.8). Ele reconheceu a autoridade de Cristo, (v.8b). BASTA UMA PALAVRA SUA.
         Jesus ouvindo isso faz uma comparação da fé daquele homem com a fé dos judeus. Aquele homem era considerado gentio pelos judeus, mas não contestou a autoridade de Jesus e não negou seus milagres como muitos da época.
         E Jesus continuou: “muitos virão de longe e se assentarão a mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus, e aqueles que se julgam filhos serão lançados fora” e ainda diz ao centurião: “vai e como creste te será feito”. E o criado sarou. (V. 10-12). O que podemos destacar aqui nas Palavras de Jesus é que não é suficiente sermos crentes, fazermos parte de uma igreja, se não tivermos fé suficiente para crer e obedecer as Palavras de Cristo.
         Quantas vezes fazemos nossos pedidos a Deus e nós mesmos não cremos que receberemos.
         Pense bem, você morreria por Cristo, como os mulçumanos morrem por Alá. Você renunciaria todos os seus bens como fazem os monges budistas?
         Que possamos aprender com a vida desse centurião romano a crer que Jesus pode, APENAS COM UMA PALAVRA, fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, como diz o Apóstolo Paulo em Efésios 3:20. Precisamos aprender a nos apresentar diante de Jesus Cristo em favor do próximo.
         A Ele toda honra e glória para todo o sempre. Amém.
Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

Um comentário:

  1. Paz do Senhor Jesus
    Como é bom ver a Palavra verdadeira sendo pregada e ensinada de forma simples, porem essencial.

    Parabéns pelo blog, passei a conhecer hoje e seguirei, a partir de agora.

    ResponderExcluir