Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

02 - Conhecendo a Bíblia

            A Bíblia certamente é o livro de Deus por Excelência. E o que a diferencia dos demais livros, é justamente a sua inspiração divina, “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (2ª Timóteo 3:16). Nenhum outro livro na face da terra possui um testemunho tão valioso e uma luz tão brilhante quanto á Bíblia. Sua autoridade, inerrância e infalibilidade se encontram nas entrelinhas de cada versículo, de cada palavra, de cada profecia, de cada promessa.
            Como cristãos é importante que reconheçamos a necessidade que temos de compartilhar Cristo com outras pessoas e de levá-las a Seus pés. No entanto, muitas vezes, não temos os fundamentos necessários para derrubar seus argumentos mentais e espirituais, porque nos falta o conhecimento básico da Palavra de Deus.

            Cada uma das verdades que há nas Escrituras, nos dá um profundo conhecimento de Deus e é através delas que podemos nos firmar na rocha que é Cristo.
            A razão pela qual você precisa conhecer a Palavra é para que tenha uma vida vitoriosa, em plenitude, e cumpra com o propósito que Deus tem para você.

O que é a Bíblia?
            A palavra Bíblia vem do grego Biblos que significa livro. Considerava-se que esses escritos formavam por si mesmos um conjunto concreto e determinado, sendo superiores às demais obras literárias existentes. Assim, a Bíblia é conhecida como “As Sagradas Escrituras”, conteúdo que a eleva à categoria de livro por excelência.
            Ela contém a história da Salvação, desde a criação do mundo feita por Deus até as profecias da segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus a todos os seus filhos. Nesta carta contém o plano que Deus preparou para cada um de nós.
            Assim, a Bíblia pode ser definida como o livro sagrado que é a Palavra de Deus escrita por diferentes autores mediante a revelação do Espírito Santo.
            A definição canônica de bíblia é a revelação de Deus a humanidade, (2ª Timóteo 3:16 e 2ª Pedro 1:21). Ela é sagrada porque contém a autoridade e inspiração divina.

Qual a necessidade das Escrituras
            Deus se tem revelado através dos tempos por meio de suas obras, isto é, a criação, (Salmo 19:1-8, Romanos 1:20). Mais é na palavra de Deus, que temos uma revelação especial e muito maior. E em Cristo, que é a palavra de Deus viva, (João 1:1).
            E esta revelação tornou-se necessária devido à queda do homem.

Como foi escrita?
            A Bíblia foi escrita ao longo de 16 séculos, por cerca de 40 autores diferentes, nas mais diferentes condições e épocas, mas foi inspirada unicamente por Deus. Deus usou de pessoas como instrumentos Seus para transmitir a Sua mensagem.
            Cada escritor manifestou seu próprio estilo e características literárias. Entretanto, há na Bíblia um só plano ou projeto, que de fato mostra a existência de um só autor divino, guiando os escritores.
            Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada.
            Ela foi terminada de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João, (que escreveu o Apocalipse).
 
Como a Bíblia é formada?
            A Bíblia é formada por livros sagrados ou canônicos(*). São 66 os livros contidos na Bíblia. Desses 66 livros sagrados, 39 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança ou pacto.
          Cânon – é um grupo de livros da bíblia aceitos como escrituras por estarem de conformidade com os padrões de inspiração divina. Vem do grego "kanon", que significa uma regra para medir, que metaforicamente é um padrão ou regra de conduta.
            As duas divisões são naturais e representam 02 pactos, (Jeremias 31:31 e Hebreus 8:13). A divisão do texto bíblico em capítulos e versículos não vem do original. A primeira Bíblia que trouxe essa divisão foi a Vulgata em 1555.

O Velho Testamento:
            Possui 39 livros e se divide em cinco partes: Livros da Lei, Livros Históricos, Livros Poéticos e os Profetas Maiores e Profetas Menores.
             Lei: Gênesis, Êxodo, Levíticos Números e Deuteronômio.
            Seu conteúdo expõe a criação do mundo e as leis dadas ao povo de Israel no período de sua convivência com as nações caracterizadas pelo paganismo.
            Históricos: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
            Seu conteúdo expõe dados históricos sobre a forma como Deus revela a Si mesmo e a Sua verdade de uma forma progressiva.
            Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares (Cânticos dos cânticos).
            Em seu conteúdo destaca-se a poesia hebraica. Sua exposição é variada, especialmente no Livro de Provérbios que expressa princípios para a formação individual e social.
            Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
           O conteúdo destes livros refere-se à história escrita anteriormente em relação a acontecimentos distantes e a outros de cumprimento iminentes no futuro.
          Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
            O conteúdo destes livros refere-se à história escrita anteriormente em relação a acontecimentos distantes e a outros de cumprimento iminentes no futuro.

O Novo Testamento:
            Possui 27 livros e se divide em cinco partes: Evangelhos, Livro Histórico, Epístolas Paulinas, Epístolas Gerais e Livro Profético.
            Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
            Seu conteúdo principal é em torno da vida de Jesus, incluindo Seu nascimento, ministério, ensinos, sofrimento milagroso, morte, ressurreição e ascensão.
            Histórico: Atos dos Apóstolos.
            Contém a história do Cristianismo do primeiro século. Destaca como foram aceitas por judeus e gentios, as boas novas da salvação, por meio de Cristo.
           Epístolas Paulinas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom.
            São cartas de Paulo dirigidas especialmente às igrejas da época e aos seus líderes. Seu conteúdo fornece a orientação para a congregação quanto à fé cristã e a prática dos parâmetros Divinos.
            Epístolas Gerais: Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas.
            São cartas dos outros líderes da época dirigidas especialmente às igrejas da época e aos seus líderes. Seu conteúdo fornece a orientação para a congregação quanto à fé cristã e a prática dos parâmetros Divinos.
            Profético: Apocalipse, (Revelação)
            É o livro que mostra simbolicamente os planos divinos a respeito dos tempos finais. Seu conteúdo constitui uma mensagem específica às igrejas no final do primeiro século e aos crentes de todas as épocas. Os acontecimentos futuros são a sua base.

Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia?
            Foram usados três idiomas: hebraico, aramaico e grego.
            O Antigo Testamento foi totalmente escrito em hebraico. Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico, (que vem a ser um dialeto do hebraico). Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico.
Podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo?
            A interpretação da bíblia é algo muito importante, e NÃO devemos interpretá-la de qualquer modo. Ao ler a Bíblia, devemos orar para o Espírito Santo nos revelar as verdades nela contidas.
            O mundo é repleto de seitas e religiões que pregam a livre interpretação. Essa atitude desregrada causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que não é correto.

Qual é a diferença entre a Bíblia Evangélica e a Bíblia Católica?
            As Bíblias de Edição católico-romana têm 73 livros, são 7 a mais que a Bíblia usada pelos evangélicos. Estes livros são chamados “Apócrifos”, que significa: “Espúrios”, ou seja, foram escritos simplesmente por homens e não inspirados por Deus.
            São eles: Tobias, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, I Macabeus, e II Macabeus e Judite. Sua aprovação pela igreja Romana se deu no Concílio de Trento em 1546.

Como podemos manusear a Bíblia?
            Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos.
            Os capítulos são as divisões que encontramos nos livros sagrados. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro dos capítulos, sua função é de auxiliarmos na localização das frases bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico.

O que significa Pontuação Bíblica?
            A Pontuação Bíblia vem a ser a forma que encontramos para manusear a Bíblia com maior facilidade. As principais pontuações bíblicas são as seguintes:
(:) Os “dois pontos” separa capítulo de versículo. Exemplo: Daniel 3:5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5).
(-) “Hífen” equivale ao "até". Exemplo: Daniel 3:1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo de 1 até 5).
(,) “Ponto” mostra versículos alternados. Exemplo: Daniel 3:1, 3, 5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, versículo 3 e o versículo 5).
            Essas são as principais pontuações bíblicas, que normalmente usamos para manusear mais facilmente a Bíblia.

O que são abreviações bíblicas?
            As abreviações bíblicas têm como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado.
            A maioria das Bíblias, para não dizer todas, possui uma página com todas as abreviações bíblicas, para a consulta de todos os leitores.

 
            São elas:
Antigo Testamento
Novo Testamento
Gn. – Gênesis
Ex. – Êxodo
Lv. – Levíticos
Nm. – Números
Dt. – Deuteronômio
Js. – Josué
Jz. – Juízes
Rt. – Rute
ISm. – I Samuel
IISm. – II Samuel
IRs. – I Reis
IIRs. – II Reis
ICr. – I Crônicas
IICr. – II Crônicas
Ed. – Esdras
Ne. – Neemias
Et. – Ester
Jó – Jô
Sl. – Salmos
Pv. – Provérbios
Ec. – Eclesiastes
Ct. –Cântico dos Cânticos
Is. – Isaías
Jr. – Jeremias
Lm. – Lamentações de Jeremias
Ez. – Ezequiel
Dn. – Daniel
Os. – Oséias
Jl. – Joel
Am. – Amós
Ob. – Obadias
Jn. – Jonas
Mq. – Miquéias
Na. – Naum
Hc. – Habacuque
Sf. – Sofonias
Ag. – Ageu
Zc. – Zacarias
Ml. – Malaquias
Mt. – Mateus
Mc. – Marcos
Lc. – Lucas
Jo. – João
At. – Atos dos Apóstolos
Rm. – Romanos
ICo. – I Coríntios
IICo. – II Coríntios
Gl. – Gálatas
Ef. – Efésios
Fp. – Filipenses
Cl. – Colossenses
ITs. – I Tessalonicenses
IITs. – II Tessalonicenses
ITm. – I Timóteo
IITm. – II Timóteo
Tt. – Tito
Fm. – Filemon
Hb. – Hebreus
Tg. – Tiago
IPe. – I Pedro
IIPe. – II Pedro
IJo – I João
IIJo – II João
IIIJo – III João
Jd. – Judas
Ap. – Apocalipse

Qual é o tema central da Bíblia?
            Jesus é o tema central da Bíblia. (Romanos 11:36).

Como ler a Bíblia
            Para um melhor entendimento e aproveitamento da leitura Bíblica, é recomendável estudar um dos livros sagrados do começo ao fim. (Veja lição anterior).
            O Cristão que deseja crescer na fé e se aproximar de Deus deve se alimentar diariamente de Sua Palavra.
            Ela é um ingrediente imprescindível que não pode faltar na vida de nenhum crente.

Que Deus o(a) abençoe!
Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

P.S. Se tiver interesse de fazer este curso de forma completa, (Aposlita e Questionário), nos envie um e-mail com seus dados e lhe enviaremos os curso. E ao final do curso um lindo diploma.
Dados:
Nome:
Endereço: (Completo)
Telefone:
E-mail:
Curso "Começando uma Nova Vida"
Você quer o curso por:  (   ) E-mail             (    ) Correio

Aguardamos sua resposta !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário