Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

03 - Conhecendo Deus

“Estou a tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?“, (João 14:9).

            O Deus revelado nas páginas da Bíblia é um Deus único, mas quando nos aprofundamos em estudar Sua pessoa, observamos que Ele é único e Triuno, “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”, (Deuteronômio 6:4); “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”, (João 1:1-3).
            Esta é uma realidade difícil de explicar, mas que deve ser aceita pela fé. Pela Bíblia conseguimos verificar o que Deus ensinou a respeito de si mesmo. E nela nós encontramos Jesus sendo enfático em revelar que ele era o Pai, “Eu e o Pai somos um”, (João 10:30); “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou a tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras”, (João 14:7-11).

 
Uma palavra sobre Deus como Pai

            Se tivéssemos que expressar uma palavra para exaltar o caráter amoroso de Deus, essa palavra seria Pai.
            Segundo a Bíblia, Deus é descrito como Pai tanto no Antigo como no Novo Testamento, “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo”, (Salmo 68:5); “Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?”, (Malaquias 2:10); “Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”, (Mateus 5:48).
            No Antigo Testamento o vemos como Pai de uma nação, (Israel), e no Novo Testamento o vemos como Pai da Igreja, o Israel de Deus. A figura de Deus como um Pai nos revela características de um Pai amoroso, fiel, bondoso e misericordioso:

§         Ele não é um Pai que nos abandona. “Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá”, (Salmo 27:10).
§         Ele é um Pai acolhedor e justo, “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca”, (Salmo 68:5 e 6).
§         Ele é um Pai misericordioso e que se compadece de seus filhos, “Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem”, (Salmo 103:13).
§         Ele é um Pai atencioso, que sabe do que necessitamos, “Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes” Mateus 6:8, “(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas”, (Mateus 6:32).
§         Ele é um Pai presente na vida de todos, “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”, Efésios 4:6.

Que Deus o(a) abençoe!
Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

P.S. Se tiver interesse de fazer este curso de forma completa, (Aposlita e Questionário), nos envie um e-mail com seus dados e lhe enviaremos os curso. E ao final do curso um lindo diploma.
Dados:
Nome:
Endereço: (Completo)
Telefone:
E-mail:
Curso "Começando uma Nova Vida"
Você quer o curso por:  (   ) E-mail             (    ) Correio

Aguardamos sua resposta !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário